A beleza e o sucesso dos novos implementos rodoviários da fabricante paranaense, comprovam a tendência de crescimento da demanda por carretas que, além de eficientes, leves e seguras, apresentem também estilo arrojado.
Uma parceria inédita no mundo, entre o renomado escritórios de design italiano Italdesign, a fabricante de componentes Lago Accessori (também italiana) e a Noma do Brasil. A iniciativa de imprimir estilo e beleza na nova geração Titanium da Noma parece ter conquistado clientes e transportadores.
Foram mais de dois anos de estudo entre a Noma e os dois escritórios italianos, na missão de conceberem uma geração de implementos rodoviários que quebra um paradigma do setor, em uma iniciativa inédita no mercado. “É a primeira vez na história da indústria de transporte de cargas no mundo, que duas renomadas marcas de design se envolvem tão intensamente em um projeto dentro de nosso segmento. Creio que nosso esforço e pioneirismo, em criar esse conceito, se tornará uma tendência nos próximos anos”, prevê Filipe Chelles, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Noma.
A nova geração Titanium de carretas da Noma tem sido constantemente elogiada por clientes, transportadores e apaixonados por caminhões. As inovações apresentadas, têm transformado o implemento em um equipamento cobiçado devido a sinergia perfeita entre o briefing da fabricante paranaense com as soluções propostas pelos seus fornecedores.
A Italdesign é uma das líderes mundiais de projetos de design com foco no setor automotivo de luxo, com clientes como Lamborghini, BMW, Bugatti e Maserati. Já a Lago Accessori é uma indústria especializada em acessórios e componentes para implementos e possui uma filial no Brasil. Juntas, elas participaram, do projeto estético e funcional na nova Geração Titanium.
Entre alguns dos destaques do conjunto traseiro, como lanternas, carenagem e para-choques, foi impressa uma assinatura única e esportiva, presente em carros de luxo que circulam na Europa e em outros mercados onde as tendências chegam primeiro. São diversas as inovações. Na lanterna de marcha-a-ré foi proposto ampliar a área de alcance como item de segurança na operação, assim como as lanternas de posição lateral, que foram sincronizadas com a função indicadora de direção da lanterna traseira. O objetivo é reduzir o risco de acidentes durante mudanças bruscas de faixas ou manobras.
Foi proposto também um kit de segurança que traz suportes para cones, e para rótulos indicativos de cargas com risco potencial, além de caixa de extintor e calço de rodas. Já a caixa de mantimentos plástica de alta resistência, oferece divisórias, gavetas, plano de apoio em alumínio e luz led, propiciando funcionalidade e conforto.
Outra inovação é o sistema de paralamas de encaixe com um único parafuso lateral, que possibilita trocar apenas a metade da peça em caso de eventual quebra. Aliás, esse é o escopo central da geração Titanium; apresentar produtos cuidadosamente projetados a fim de proporcionar maior rentabilidade ao negócio, por meio do conceito de disponibilidade, evitando longas paradas por quebra, manutenção ou problemas técnicos.
O Rodotrem da Noma ganhou engate automático com 90% de articulação, contando com tecnologia de um sistema de abertura pneumática, que eleva a durabilidade da conexão, tornando-se mais funcional e prático. Ao redor dos pneus, diversos novos detalhes chamam a atenção como os conectores elétrico selados, o balancim em aço estrutural com pino de maior diâmetro, os parabarros com sistema anti-spray e as lonas de freio com a tecnologia revolucionária e exclusiva Carbon-fiber (fibra de carbono). Ela amplia a eficiência de frenagem, elevando - dependendo da operação - em até 40% a longevidade da lona na comparação com produtos existentes atualmente.
Além de ofertar tecnologias capazes de gerar redução de tara, leveza e robustez, a proposta da geração Titanium da Noma é a de integrar conceitos inovadores de segurança, aliados ao gosto de o motorista poder conduzir um implemento de design único pelas estradas brasileiras. Nas rodas de conversas, nos postos de combustíveis espalhados pelas cidades brasileiras, a beleza da Titanium passou a ser um dos tópicos de debates, uma vontade justa em guiar uma carreta que tem chamado a atenção por onde passa.
Sistema de iluminação Safe Light e Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (TPMS), independente do caminhão, contribuirão significativamente com a prevenção de acidentes e no aumento da eficiência no transporte rodoviário de cargas.
Detentora do único equipamento em alumínio que atende as demandas do transporte de grãos nas rodovias brasileiras, a Noma do Brasil apresenta uma versão ainda mais leve.
Carreta foi idealizada para a ser a mais moderna e resistente do mercado, garantindo o máximo de disponibilidade do implemento para transportadores de produtos perecíveis
Uma das principais cooperativas paranaenses adquire novas carretas e passa a ter em seu portfólio apenas implementos rodoviários Noma
Vendas de carretas da nova geração Titanium devem ser ampliadas em 20% neste ano, impulsionadas por produtos customizados para a realidade do modal de transporte de cidades como Manaus.
Tradicional fabricante de carretas passa a ter 100% de seu consumo de energia elétrica proveniente de fontes sustentáveis como eólica, solar e de pequenas hidroelétricas
Com sinergia entre as duas empresas, a fabricante paranaense de carretas pretende fechar 2022 com 60% de Market share na venda de tanques especiais customizados. Uma das apostas de longo prazo é no crescimento da demanda por biogás, em linha com a bandeira de ESG